Harmonização entre conceito e rotina das boas práticas de bem-estar animal, são os destaques do treinamento de fiscais federais agropecuários, realizado pelo MAPA

Com o slogan “Homem, animal e ambiente: Conectados em uma só saúde e um só bem-estar”, o evento realizado em Brasília, promovido pela Coordenação de Boas Práticas e Bem-Estar Animal (CBPA) reuniu 150 técnicos do setor público juntamente com pesquisadores para debater os principais temas relacionados ao bem-estar de animais de produção. 

Durante o evento foram debatidos os principais problemas e soluções de bem-estar nas cadeias da suinocultura, avicultura, bovinocultura de leite e corte, caprinocultura, ovinocultura, equideocultura e aquacultura. Os temas foram apresentados por palestrantes do Brasil e do exterior com expertise em temas como: avanços nos conceitos de bem-estar animal, relação bem-estar e sustentabilidade, transporte de animais vivos, uso racional de antimicrobianos e prevenção da resistência, depopulação, insensibilização com uso de gás e avanços normativos em bem-estar animal no Brasil e no exterior.

“É possível a harmonização entre o conceito e a rotina, porque o bem-estar animal é uma ciência aplicada e transversal à todas as áreas, afirmou Charli Ludtke, coordenadora-geral de Agregação de Valor do Departamento de Desenvolvimento das Cadeiras Produtivas e da Produção Sustentável da Secretaria de Mobilidade Social. O evento, acrescentou ela, foi uma oportunidade para apresentação de soluções para problemas que ocorrem no dia-a-dia nos trabalhos de inspeção dos frigoríficos, granjas e fazendas.

O evento evidenciou o grande número de dados provenientes a pesquisas realizadas no Brasil, que suprem a grande parte dos problemas que temos na área de bem-estar. E com isso provoca o Ministério da Agricultura a desenvolver junto ao CNPQ oportunidades de apresentação de projetos e assim ter mais apoio e recursos para novas pesquisas nesta área de bem-estar animal, destaca Charli Ludtke.

“Esse evento foi de grande importância para interação entre unidades diferentes do MAPA, destaca Liziè Buss, Divisão de Elaboração de Projetos da CBPA.  Com objetivo de disseminar e harmonizar o conhecimento, o evento contribuiu com a sensibilização diante da informação, melhorar a prática do trabalho e contribuir para que a coordenação aprimore o planejamento, defina as prioridades à serem atendidas e os temas a serem tratados, avalia Liziè Buss.

Esteve presente no evento, o médico veterinário e consultor do Ministério da Agricultura, Cleandro Pazinato Dias. Este apresentou o tema: “Os avanços do bem-estar animal” e nos afirmou que o evento foi um avanço nesta temática. Pois reuniu diversos profissionais que podem contribuir com aplicação na prática do bem-estar animal na linha de produção brasileira.

Post anterior
Frimesa realiza cursos de capacitação em bem-estar animal
Próximo post
Estratégia de bem-estar animal da OIE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia Mais

Conheça nossas redes sociais:

WhatsApp
Instagram
LinkedIn
YouTube
Menu
Podemos ajudar?