Bem-Estar Animal e Dor: interesse em não sofrer

Com o tema “Bem-estar animal e dor: interesse em não sofrer”, o IV Congresso Brasileiro de Bioética e Bem-Estar Animal está sendo realizado de 18 a 20 de abril na capital gaúcha, Porto Alegre. Com um público considerável, mais de 300 participantes, o evento traz palestrantes do Brasil e do exterior.

A dor é um estado emocional desagradável, e quando os animais entram neste estado precisamos agir para controlar este quadro. Desenvolver métodos de avaliação da dor nos animais é um desafio para a ciência do bem-estar animal. No entanto, tem se desenvolvido indicadores da dor, que em algumas espécies domésticas já podem ser utilizados de forma rotineira. Embora ainda, nos sistemas de produção em escala industrial, a avaliação do comportamento dos animais permanece sendo o método mais utilizado para esta avaliação. Além de ser um grave problema de bem-estar animal, a dor também representa um problema econômico, pois quando os animais de produção sentem dor sua produtividade é afetada negativamente.

Neste cenário, um dos desafios nos sistemas de produção intensiva é avaliar alternativas para evitar que procedimentos rotineiros causem dor e desconforto. No caso dos suínos, a castração cirúrgica, o corte de cauda e dos dentes representam práticas a serem considerados.

Nossas atividades profissionais precisam estar alinhadas com os novos conhecimentos científicos que previnem a dor e o sofrimento desnecessário dos animais.

whatsapp-image-2017-04-19-at-17-07-42

Post anterior
Gestação coletiva tem adesão voluntária dos produtores paranaenses
Próximo post
#bemestaranimal, compartilhe essa idéia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia Mais

Conheça nossas redes sociais:

WhatsApp
Instagram
LinkedIn
YouTube
Menu
Podemos ajudar?