Primeira legislação em âmbito estadual sobre biosseguridade de suínos, portaria Nº 265 da ADAPAR

Paraná inova em legislação de biosseguridade para proteger o rebanho suíno e evoluir para zona livre de febre aftosa sem vacinação

[box type=”download”] Acesse o link e faça o dowload[/box]

portaria-265_adapar_biosseguridade

Foi publicada hoje no D.O.E. do Estado do Paraná a Portaria Nº 265 da ADAPAR (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná) que Dispõe sobre biosseguridade mínima para estabelecimentos que produzem suínos para fins comerciais. Considerando a necessidade de regulamentação de itens mínimos de biosseguridade para mitigação de riscos e melhoria da proteção das granjas quanto à introdução e disseminação de agentes infecciosos causadores de doenças.  O conteúdo técnico e científico que embasou a Portaria foi uma publicação da EMBRAPA Suínos e Aves do ano de 2017.

Os produtores de suínos terão o prazo de um ano para se adequarem as exigências da Portaria. No entanto, como a mesma entra em vígor em 60 dias após a sua publicação, o prazo final para regularização será 20.11.2019.

A competência para comprovar o cumprimento da legislação será dos Fiscais de Defesa Agropecuária da ADAPAR. E o não atendimento da norma leva a proibição do alojamento de animais até que a unidade se regularize. A título de informação, um dos itens que serão exigidos a partir desta Portaria é a fixação de um cartaz nos vestiários das granjas contendo orientações básicas de biosseguridade, como o exemplo a seguir:

 

Scanned Document

Post anterior
OS DESAFIOS DO BEM-ESTAR ANIMAL NA AGROINDÚSTRIA DA CARNE SUÍNA
Próximo post
Fatores que mais afetam o bem-estar dos suínos durante o transporte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia Mais

Conheça nossas redes sociais:

WhatsApp
Instagram
LinkedIn
YouTube
Menu
Podemos ajudar?