Sustentabilidade

A sustentabilidade é um conceito embasado em três princípios: ambiental, econômico e social. A integração destas três dimensões condiciona se uma empresa, ou um negócio é realmente sustentável. As empresas devem orientar suas ações para atenderem a estes princípios de sustentabilidade, o que confere uma perspectiva de vida longa para seus negócios.

Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono

A busca por padrões sustentáveis de produção de carne suína, aplicando tecnologias baseadas na baixa emissão de carbono na atmosfera, fato que contribui para a mitigação das mudanças climáticas e de seus impactos é um dos grandes desafios da suinocultura moderna.
O projeto de Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono é coordenado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), com apoio do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Embrapa Suínos e Aves e Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS).
O objetivo deste projeto foi avaliar e disseminar alternativas economicamente viáveis para a redução da produção de efluentes e para o tratamento de dejetos na suinocultura, tais como, o uso racional da água e da ração, a compostagem, a biodigestão e a produção de energia limpa através do aproveitamento econômico do biogás para geração de energia elétrica, térmica e veicular.
Além disso, se destaca o uso agronômico dos biofertilizantes gerados pela suinocultura agregando valor nas atividades agrícolas e pecuárias.

Os modelos tecnológicos viáveis foram difundidos pelo projeto por meio de Fóruns que atingiram mais de 1300 participantes nas principais regiões produtoras de suínos do Brasil.
O MAPA lançou duas cartilhas sobre as alternativas viáveis para o tratamento de dejetos identificadas através dos estudos do Projeto:

Pecuária de baixa emissão de carbono

O Projeto “Pecuária de Baixa Emissão de Carbono: Tecnologias de Produção mais Limpa e Aproveitamento Econômico dos Resíduos da Produção de  Bovinos de Corte e Leite em Sistemas Intensivos” do Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) uma iniciativa do Plano ABC.

O projeto identificou e selecionou as tecnologias de produção sustentáveis passíveis de serem implantadas nas condições de produção de bovinos de corte e leite em sistemas confinados brasileiros. O foco da pesquisa foi o de contemplar as tecnologias de gestão racional da água e dos alimentos, implantação de biodigestores, geração de energia elétrica por meio do uso do biogás produzido pelos dejetos, compostagem mecanizada e também pelo sistema de   compost barn.

O MAPA lançou essa cartilha com atividades que priorizam o aproveitamento econômico dos resíduos e o consequente aumento de renda dos pecuaristas. O estudo também contém informações que estimulam o uso adequado do bio-fertilizante gerado pela atividade.

Para mais informações acesso o link:
MAPA > Projeto Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono
www.agricultura.gov.br/