Apenas 0,73% dos animais estão alojados em baias hospital, com uma grande área disponível (4,1m2/animal) e baixa competição pelo alimento.

Baias hospital, também chamadas de enfermarias, são utilizadas na criação de suínos para facilitar o tratamento de animais doentes e separá-los dos saudáveis. Essas baias, localizadas dentro do próprio galpão de criação ou fora dele, em uma sala separada, devem propiciar um ambiente mais confortável e com menos disputa por comida, água e áreas de descanso, facilitando assim o tratamento e a recuperação do animal comprometido.

Um estudo avaliou 47 granjas de crescimento e terminação de suínos em uma região tradicional da suinocultura brasileira. Desse total, 46 granjas (97,87%) dispunham de ao menos uma baia hospital, totalizando 150 baias no somatório das explorações estudadas. Em 42 (91,30%) granjas e em 97 (64,67%) baias havia pelo menos um animal alojado, sendo que, dos 41.111 animais nos lotes avaliados, 299 (0,73%) estavam alojados nas enfermarias. Com a pesquisa foi possível evidenciar pontos positivos, como o grande espaço disponível por animal (média de 4,1 m2/suíno), a pouca disputa por água (média de 2,5 animais por bebedouro) e por comida (média de 1,5 animais por espaço de comedouro).

slide1

Embora essas baias permitam um baixo nível de competição por espaço e alimento entre os animais, nenhuma possuía abrigo, algum tipo de cama (ex: palha) ou aquecimento para os leitões e poucas dispunham de materiais de enriquecimento ambiental. Concluímos que as baias hospital estão presentes em quantidade suficiente para alojar os suínos com problemas, entretanto, alguns aspectos estruturais podem ser melhorados.

Autores: Carlos Pierozan, Luciana Foppa, Caio Abércio e Cleandro Dias

Os trabalhos relacionados à pesquisa podem ser acessados em:

https://www.researchgate.net/publication/312192099_Estrutura_fisica_de_baias_hospital_em_granjas_de_crescimento_e_terminacao_de_suinos

https://www.researchgate.net/publication/321845949_Environment_facilities_and_management_of_hospital_pens_in_growing_and_finishing_pig_farms_A_descriptive_study