IN 79 – Procedimentos de inspeção ante e post mortem de suínos

[button link=”#http://cleandrodias.com.br/wp-content/uploads/2018/12/INSTRUÇÃO-NORMATIVA-Nº-79-MAPA-17.12.18.pdf” type=”icon”] FAÇA DOWNLOAD [/button]

instrucao-normativa-no-79-mapa-17-12-18

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) publicou no dia 17.12.18 a Instrução Normativa Nº 79 sobre os procedimentos de inspeção ante e post mortem de suínos. Os procedimentos definidos pela IN 79 se aplicam ao abate de suínos criados em regime de confinamento.

O principal objetivo da IN é a proteção da saúde pública e da qualidade da carne.A inspeção ante mortem tem papel importante sobre o bem-estar dos animais na fase final do ciclo, pois por meio destes procedimentos podem ser evitados sofrimentos desnecessários.

Destacamos algumas pontos sobre a IN 79:

A IN prevê que os suínos de lotes diferentes, mesmo que identificados, não devem ser misturados na mesma pocilga da indústria.

Sempre que houver indícios de carregamento no veículo de transporte de suínos já mortos ou moribundos, a granja deve ser cientificada para a tomada das providências, cabendo sanções quando necessárias.

Suínos que demonstrem sinais de dor e sofrimento devem receber tratamento adequado e abatidos sob condição de emergência imediata.

Quando o estado clínico do suíno limite o seu descarregamento na indústria, o seu sacrifício pode ser providenciado dentro do próprio veículo, respeitadas as normas de bem estar animal.

A IN entra em vigor 30 dias após a data da sua publicação.

Post anterior
MINUTA DA INSTRUÇÃO NORMATIVA DE BOAS PRÁTICAS DE MANEJO NAS GRANJAS COMERCIAIS DE SUÍNOS
Próximo post
PROIBIÇÃO DE USO DE ANTIMICROBIANOS COMO MELHORADORES DE DESEMPENHO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia Mais

Conheça nossas redes sociais:

WhatsApp
Instagram
LinkedIn
YouTube
Menu
Podemos ajudar?